Tudo o que você precisa saber sobre o Windows 10

Por que Windows 10 e não o Windows 9?

Como posso experimentar? Quais são as novidades? Aqui estão as respostas às perguntas mais frequentes sobre o Windows 10.

O lançamento da versão final do Windows 10 está chegando e há muitas perguntas a fazer. Sabemos que já está disponível o Technical Preview, que podemos baixar e instalar no PC, ou até mesmo apenas testar na sua máquina virtual para ver como funciona. Mas muitos aspectos mudaram de versão para versão, e várias perguntas permanecem no ar.

Reunimos todas aqui e tentamos dar respostas curtas e completar cada uma delas.

Por que o Windows 10 não é chamado de Windows 9?

De acordo com a lógica da Microsoft, o Windows 10 representa um grande salto do ponto de vista tecnológico, e para enfatizar isso ele saiu com um número de versão a mais. Para dizer a verdade, observando cuidadosamente as versões anteriores do Windows, podemos ver que a progressão numérica nunca existiu realmente. No Windows 2000, Windows XP e versões posteriores. O número da versão reapareceu com o Windows 7 muitos anos depois do Windows 3.11.

No entanto, os rumores dizem que indo diretamente para o Windows 10, a Microsoft também tem a intenção de resolver problemas técnicos. De acordo com essas informações, se o Windows 10 for usado com um código de programação “Windows 9”, poderia ser interpretado como como se fosse da família Windows 95 e 98. Portanto, para evitar problemas, teriam decidido mudar totalmente para o Windows 10.

Qual versão posso fazer download e testar?

Como aconteceu com o Windows 8, além das variantes normais, existem as versões ProEnterprise. O destino do Windows RT é ainda desconhecido. Para testar o Technical Preview do Windows 10, de momento, estão disponíveis apenas as versões Pro e Enterprise. No futuro, também será lançado um preview da versão standard.

Para testar e para uso pessoal no PC, a Pro Edition é mais do que suficiente.

Baixar Windows 10 Pro Technical Preview

Baixar Windows 10 Enterprise Technical Preview

Quais são as diferenças entre o Windows 8.1 e o Windows 11 Technical Preview?

Com o Windows 10, a Microsoft tentou corrigir muitas falhas do Windows 8. Não à toa, o Windows 10 insiste principalmente na simplificação dos comandos e omite a tecnologia alguns efeitos especiais. Em vez de fornecer aos usuários em desktops e tablets o mesmo padrão de operação em uma interface rígida, o Windows 10 se adapta automaticamente a cada caso. Em dispositivos híbridos com teclados conectados, o interruptor também funciona durante a execução. Como alternativa, você pode configurar manualmente o modo desejado.

Em dispositivos com teclado e mouse faltam a tela inicial com os live tiles e a Charms Bar. No início do programa aparece restaurado um menu Iniciar adequado.

Na modalidade tablet aparece a bastante conhecida tela de  início do Windows 8.

Outras mudanças importantes estão listadas abaixo:

  • O app do Windows Store se abre na modalidade janela no desktop
  • Windows Snap funciona até mesmo como aplicativo de desktop
  • A nova  função Task View permite que você passe elegantemente entre um app aberto ao outro
  • desktop virtual permite que você sempre tenha uma visão clara do aplicativo e dos Ícones

Windows 10 será gratuito?

Microsoft oferece gratuitamente o Windows Pro 10 Technical Preview para fins de teste. Há rumores de que usuários do Windows 7 e Windows 8 poderão atualizar gratuitamente.

atualização gratuita para usuários do Windows 8 já foi confirmada pelo presidente indonésio da Microsoft, Andreas Diantoro; uma atualização já está disponível para o Windows 7, o que apoia a hipótese de que há uma versão gratuita para usuários do Windows 7. No entanto, até agora, a hipótese não foi confirmada pelos anúncios oficiais.

Posso atualizar o Windows 7 e Windows 8?

Você pode fazer upgrade a partir do Windows 7 ou Windows 8.1, apenas se você usa idiomas do sistema inglês, português do Brasil e chinês simplificado.

Depois de executá-lo pela primeira vez, todas as configurações, arquivos pessoais, e a maioria dos aplicativos serão movidos para o Windows 10.

Se você estiver usando o Windows 7 ou o Windows 8.1 em outros idiomas, você precisará instalar o Windows 10 desde zero como um novo sistema operacional.

O Windows 10 Technical Preview tem uma data de validade?

Sim! A versão de teste somente será válida até 15 de abril de 2015. Muito provavelmente, uma atualização para a versão comercial do Windows 10 (que deve ser lançado logo) com contas de usuário, programas e dados não será possível. Portanto, você não deve usar o Windows 10Technical Preview como sistema operacional principal.

Qual o melhor modo de testar o Windows 10 Technical Preview?

Aconselhamos que você instale através de uma máquina virtual com o VMware Player. A configuração é muito simples e até mesmo gratuita para os usuários ocasionais e não apresenta nenhuma dificuldade. Se você tem 20 GB de espaço livre em seu disco rígido, você pode instalá-lo facilmente. A eliminação da máquina virtual é indolor.

Todos os programas suportados pelo Windows 8.1 também funcionam no Windows 10?

Todos os programas e aplicativos no Windows 8.1 também funcionam no Windows 10. A Microsoft não mudou a arquitetura do aplicativo.

Onde é que o assistente de voz Cortana?

Cortana não aparece no Windows 10 Technical Preview e será incluído apenas em uma atualização posterior. Cortana é um recurso voltado principalmente para os usuários finais, e espera-se que o assistente de voz seja lançado com uma Costumer Preview ainda não está disponível.

Qual é o próximo passo para o lançamento da versão final do Windows 10?

Antes do lançamento da versão final do Windows 10, a Microsoft deve disponibilizar mais um ou até mesmo dois testes. Além de Cortana há mais melhorias de interface, bem como a inclusão de novos apps. E ao contrário do que aconteceu com o Windows 8, o Windows 10 da Microsoft dedica mais atenção aos desejos dos usuários. Mas ainda não está claro qual será o aspecto final do Windows 10.

Windows 10

Windows 10

Prévia para conhecer o Windows 10

A Microsoft revelou o Technical Preview do seu novo sistema operacional Windows 10, que faz parte de um conjunto de atualizações de produtos conhecidos como Threshold. Os novos recursos e atualizações voltam os holofotes para a área de trabalho, o que deve agradar os usuários de teclado e mouse.

O melhor dos dois mundos para dispositivos móveis e desktop

O Menu Iniciar é uma característica da qual os usuários de teclado e mousesentiram muita falta no Windows 8. A Microsoft vai agradar a sua legião de fãs do Windows 7 reintroduzindo (e redesenhando) esse menu no Windows 10.

O novo Menu Iniciar no Windows 10 Technical Preview é uma espécie de híbrido, que incorpora o menu tradicional do Windows com o estilo dos blocos dinâmicos do Windows 8. É completamente customizável; você pode escolher se executá-lo com algumas Live Tiles de diferentes tamanhos (pequeno, médio, grande) ou sem blocos.

A tela inicial ainda está disponível e os usuários podem alternar entre as duas, enquanto o botão de alimentação (para desligar, deslogar, hibernar, etc.) voltou – sendo posicionado na parte superior da tela inicial.

Charms bar – que também estreou no Windows 8 – não está disponível ao usar um teclado e mouse. Há uma opção de busca que permite pesquisar não apenas no sistema, mas também na internet. As configurações do PC também foram feitas mais claras e simples e você pode facilmente escolher de quais aplicativos receber notificações.

A Microsoft também está introduzindo um recurso chamado Continuum que irá significar que o Windows 10 mudará sua aparência de acordo com o dispositivo que você está usando (teclado e mouse ou toque de entrada), mas isso não está disponível na Technical Preview.

De acordo com alguns rumores, que não foram mencionados no evento, o Cortana (o Assistente digital da Microsoft ) deveria chegar também no Windows 10, bem como suporte para telas com resolução 8K.

Acesso aos aplicativos

Os usuários de Windows 10 Technical Preview podem criar múltiplos desktops virtuais para agrupar apps ou programas. Para adicionar desktops, os usuários precisam clicar no botão Task View na área de trabalho. Isso permite ver todos os aplicativos que estão rodando em seus desktops virtuais, bem como alternar facilmente entre os desktops e os aplicativos.

Há um novo recurso Snap Assist, que permite lançar quatro aplicativos diferentes na tela para que você possa vê-los todos de uma vez só. O Windows 10 Technical Preview, depois de posicionar o primeiro, sugere para você os outros aplicativos.

Outras novas funções incluem o botão File Explore, projetado para encontrar seus arquivos mais rapidamente, e outra pequena coisa que eu gosto muito, mas que não vai fazer muita diferença para um grande número de usuários – uma caixa de seleção que mostra quando você tem arquivos ou programas selecionados na tela inicial.

Quando o Windows 10 estará disponível?

Em geral, o Windows 10 Technical Preview é muito mais usável que o Windows 8(e certamente não vai ser um choque de sistema para aqueles que atualizarão do Windows XP, Windows 7 ou Vista). É importante observar que esta ainda é uma fase de teste e a Microsoft está trabalhando em uma série de novas funcionalidades que irá incorporar antes do lançamento final. Ainda há também uma série de questões que surgiram a partir de imagens que vazaram e que não foram respondidas.

O Windows 10 Technical Preview está disponível para download, mas primeiro você deve aderir ao Windows Insider Program para acessar esta preview.

data de lançamento geral para o sistema operacional não foi anunciada ainda, mas deverá estar disponível até o final de 2015.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicações relacionadas

Leave a Comment