Download do WinUSB Maker 2.0 Beta

Compartilhar

Download do WinUSB Maker 2.0 Beta

 

Instalar o Windows vai ficar ainda mais fácil com este programa que leva os arquivos de instalação para dentro do pendrive.

WinUSB Maker é a nova ferramenta para quem quer mais uma alternativa para instalar o Windows em um computador, mas prefere fazê-lo usando um pendrive em vez de um disco (CD ou DVD). Além da simples questão de escolha, muitas vezes o PC em questão não conta com leitor de discos, restando a entrada USB como única opção.

O WinUSB Maker conta com a opção de usar tanto uma imagem ISO quanto um diretório de configuração como fonte para a criação de um pendrive “bootável”. Assim, é possível inserir um disco de instalação do Windows no drive de um computador, copiar tudo para um dispositivo USB e ganhar muito mais praticidade e segurança para armazenar os dados.

Criando um Windows USB

O processo é bem simples e intuitivo. Primeiro, você deve selecionar se vai usar uma pasta de configuração ou uma imagem ISO como fonte. Feito isso, defina qual o dispositivo USB que vai receber os arquivos e as definições do programa estão prontas. Basta clicar em “Make It Bootable” para que o WinUSB Maker comece a trabalhar.

Vale lembrar que esse processo pode ser bastante demorado, principalmente se a versão do Windows escolhida for uma mais recente. De qualquer forma, não passam de alguns minutos até que o seu pendrive esteja com todos os arquivos necessários para instalação do Windows.

Pendrive ou HD externo

O WinUSB Maker pode trabalhar tanto com pendrives quanto com discos rígidos externos. O aplicativo suporta dispositivos de até 1 TB, ou seja, espaço de sobra para que todos os arquivos de instalação do Windows sejam incluídos de forma prática e segura em um equipamento portátil e de fácil armazenamento.

Antes de usar o dispositivo, seja ele qual for, o WinUSB Maker formata-o em NTFS. Além disso, vale lembrar que ele reconhece apenas equipamentos removíveis, garantindo que não haverá nenhuma confusão do tipo apagar algum de seus discos rígidos.

Compatibilidade

O WinUSB Maker é compatível apenas com algumas versões do sistema operacional Windows. Apenas as seguintes versões podem ser “transportadas” para dentro de um pendrive por este programa:

• Windows 8
• Windows 7
• Windows Server 2007
• Windows Server 2011
• Versões baseadas nos Windows 7 e 8

Vale lembrar que todas as versões e edições dos sistemas listados acima são suportadas, tanto as de 32-bits quanto as de 64-bits.

Como a maioria dos aplicativos do gênero, o WinUSB Maker é extremamente simples, inclusive dispensando qualquer tipo de instalação – um ponto bastante positivo, afinal, permite que ele seja executado a partir de um pendrive. Contudo, o programa desponta como uma melhor opção do que seus pares por contar com recursos extras e que fazem bastante diferença.

O grande trunfo do programa é permitir que você copie os arquivos a partir de um diretório de configuração do Windows (ideal para quem compra computadores com o sistema pré-instalado no disco rígido e sem disco de instalação) ou de um DVD de instalação do sistema, indo além da simples imagem ISO. Essas funções dão muito mais versatilidade ao WinUSB Maker e fazem dele um grande programa.

A discrição com que funciona, consumindo poucos recursos do sistema, é outro ponto positivo. Além disso, o fato de garantir a prioridade de seus processos, reduzindo a possibilidade de um erro que coloque todo o processo em risco, também garante uma boa experiência de quem opta por este aplicativo.

Uma falha é a ausência de suporte ao Windows XP, que apesar de estar programado para deixar de receber suporte oficial da Microsoft em 8 de abril de 2014, ainda é a versão mais usada desse sistema operacional.

ImportantePrós

  • Fácil de usar
  • Não precisa de instalação

ImportanteContras

  • Sem suporte para Windows XP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

Publicações relacionadas

Leave a Comment