Notepad ++ 7.4.2

Compartilhar

Download do Notepad ++ 7.4.2

 

Prático editor de códigos-fonte que destaca com cores a sintaxe de linguagens como C, C++, Java, XML, HTML, PHP e CSS.

O editor feito para códigos-fonte possui grande quantidade de recursos para nos auxiliar no processo de desenvolvimento, mas faltou melhor organização para exibi-los.

Para desenvolver um sistema ou aplicativo de forma consistente, é preciso dominar não somente a linguagem ou padrão utilizado, mas todo o código que está sendo gerado. Desta forma é possível evitar vulnerabilidades e problemas de desempenho com estruturas de códigos mal projetadas.

Notepad ++ é um editor de textos projetado para aqueles que desejam manter sobre total controle o código gerado durante a programação. Por isto, o editor despreza recursos automatizados para geração de códigos, priorizando aqueles que possam melhorar a produtividade de forma mais precisa.

Dentre as linguagens e padrões suportados pela ferramenta estão C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, CSS, ASCII, INI, Javascript, ASP, VB/VBS, SQL, Objective-C, Pascal, Perl, Python, Lua, TeX, TCL, Assembler, Ruby, Lisp, Diff, Smalltalk, Postscript, VHDL, Ada, Caml, KiXtart, Matlab, Verilog e Haskell.

Repleto de recursos

Além de destacar a sintaxe dos principais formatos e linguagens do mercado, o Notepad ++ se destaca também pela grande quantidade de recursos para auxiliar na edição o código e sua manipulação. No pacote principal da ferramenta encontramos uma série de plugins já instalados.

Por meio destas expansões é possível acessar servidores FTPs, comparar documentos até as mínimas diferenças e armazenar arquivos em repositórios de controle de versão do Subversion. Com isso é possível evitar a utilização de ferramentas externas e ganhar produtividade.

Para aqueles que costumam realizar edições de formas repetitivas no dia a dia, o editor também permite criar macros gravando os comandos e linhas inseridos. Ao término da gravação, é possível associar facilmente a macro a uma combinação de teclas para facilitar o seu acionamento.

Dificuldades encontradas

Diante da grande quantidade de recursos acessíveis a partir do menus da ferramenta, sua interface acaba se tornando carregada para navegar nas opções disponíveis. Felizmente podemos ocultar alguns itens em suas configurações, como as linguagens disponíveis para destacar a sintaxe.

Outro fator incômodo é a tradução parcial dos recursos para o português, deixando-nos em dúvida sobre sua funcionalidade. Podemos observar este comportamento principalmente nos itens presentes no menu TextFX, que facilita a edição e a conversão de formatos de textos.

Ótima ferramenta

A ferramenta cumpre bem seu papel e os problemas encontrados atrapalham apenas nas primeiras utilizações. Desta forma pode ser utilizado tanto em tempo integral por aqueles que dispensam recursos mais avançados, assim como um complemento aos ambientes mais complexos.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

Publicações relacionadas

Leave a Comment