7 conselhos para usar o WhatsApp com segurança

Compartilhar

WhatsApp tem seus perigos e enganos. Mas se você seguir esses sete conselhos, o risco ao usar o WhatsApp diminuirá. Junte-se aos bons! Será um percurso bem rápido.

1. Não abra arquivos desconhecidos

Um amigo manda o arquivo “Cuidado Não Abra”. O que você faz? Abre-o, claro. Mas não deveria. Vírus como o Priyanka se disseminam justamente assim.

Não abra arquivos sem conhecer seu conteúdo ou razão de terem enviado. Na dúvida, pergunte ao remetente. E se o remetente é desconhecido, ignore-o ou bloquei-o (passe ao ponto 2).

2. Desconfie de números desconhecidos

Às vezes, você recebe mensagens de um número que você não conhece. Pode ser de um amigo que não está na sua agenda. Mas também pode ser uma armadilha tramada por um desconhecido.

xemplo de um spam enviado por um número alemão (Fonte: TechGrey)

Smartphone Motorola Moto G5 Plus XT1683 Platinum 5,2″ Câmera 12MP Memória 32GB e 2GB de RAM

Não responda mensagens que você não sabe quem mandou. E se você não estiver seguro, bloqueie o remetente. E, nunca, jamais, clique nos links.

3. Não divulgue correntes de mensagens

Talvez as correntes de mensagens pareçam divertidas para você. Muita gente se diverte com elas. Mas, às vezes, ao propagá-las você é cúmplice de estafas e proliferação de malware.

 

Não passe correntes para a frente. Não reenvie correntes de mensagens aos seus contatos pelo WhatsApp. Você não sabe qual é o propósito delas. Elas vulneram a sua privacidade e te deixam expostos como um passarinho.

4. Não acredite nas mensagens sobre o WhatsApp

O que parece mais provável: que o WhatsApp comunique sobre mudanças ao Joãozinho e que ele reenvie uma mensagem para você, ou que o WhatsApp mande uma mensagem diretamente em seu nome?

Acertou! A segunda opção é mais provável. Não dê importância aos rumores sobre o WhatsApp(se é pago, se é gratuito, se amanhã vai fechar, etc.). A única fonte confiável de notícias é a própria empresa que o desenvolve.

5. Desative o download automático

O download automático de mídia é prático, mas apresenta três inconvenientes: enche a memória do seu telefone, gasta conexão e – o pior – expõe você a perigos inesperados, como arquivos de conteúdos desagradáveis ou malwares disfarçados.

Deixar essa função ativada não é uma boa ideia, seja como for. Para o seu bem, desative o download automático de arquivos. Aqui estão as instruções para Android, iPhone (em inglês) e BlackBerry.

6. Tenha cuidado com os “acessórios”

Quanto mais popular for um aplicativo, mais acessórios aparecem. Tem de tudo. E alguns prometem coisas difíceis de acreditar. Aconteceu o mesmo com o Messenger na sua época. A bola da vez é o WhatsApp.

O falso WhatsApp para Facebook criou muitos problemas (Fonte: The Next Web)

Tenha cuidado com os apps extras do WhatsApp, especialmente se eles não estão em uma loja oficial de aplicativos. Os acessórios não-oficiais diminuem a segurança do app. E se eles são enganosos, é o mesma coisa que instalar um malware no seu telefone ou PC.

Celular Samsung Galaxy J-7 Prime G-610 Dual – SM-G610MZKSZTO

7. Use um app mais seguro

O WhatsApp não foi desenhado para comunicação de segurança máxima. Se você não se sente seguro usando o WhatsApp, então, é melhor que você o complemente com outro app de mensagem que use encriptação.

Na lista 5 apps para bater papo com total privacidade (em espanhol) há alternativas de alta segurança para bater papo usando o celular. Elas são gratuitas e estão disponíveis para a maioria de sistemas operacionais.

Você já teve problemas de segurança com o WhatsApp alguma vez?

Para saber tudo sobre o WhatsApp consulte o nosso guia:

FonteFabrizio Ferri-Benedetti

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

Publicações relacionadas

Leave a Comment