Google Chrome 63.0.3239.132

Compartilhar

Rápido, fácil e seguro: o navegador da Google feito para a web moderna

 

O Google Chrome é um dos melhores e mais usados navegadores do mercado. O browser da Google traz um visual minimalista e ferramentas para qualquer tipo de usuário.

Você pode sincronizar os seus favoritos e extensões em vários computadores, basta fazer o login com a sua conta do Google. Se você gosta de personalizar o browser, ele traz uma loja cheia de complementos para melhorar a navegação.

Uma das práticas que impulsionaram o crescimento do browser foi a adoção de ciclos de desenvolvimentos mais curtos. A cada dois meses, aproximadamente, uma nova atualização da versão final do navegador é liberada. Assim, ele consegue apresentar melhorias de forma mais ágil e eficiente.

Suporte Google com atualizações constantes

Além da correção de segurança e melhorias em geral, as atualizações continuam trazendo novos recursos que facilitam a vida do usuário. Destaque para as novas funções de interação com as abas e o bloqueio de conteúdos em Flash em guias secundárias.

Não é preciso baixar a nova atualização sempre, já que o Chrome tem um sistema que detecta esse tipo de novidade automaticamente e você só precisa reiniciar o navegador quando ele indicar que uma versão mais recente foi encontrada. Geralmente, essas atualizações trazem correções de segurança, sendo possível conferir o log de cada uma em Chrome Releases.

Ferramentas do Chrome

O Google Chrome é um navegador que promete um desempenho rápido e prático para os usuáros. Ele funciona usando abas na parte de cima — da mesma forma que os seus maiores concorrentes — e traz várias soluções de segurança, incluindo uma opção de navegação anônima, que não deixa qualquer tipo de rastro no computador.

Você pode personalizar o Google Chrome com skins, que são encontradas na loja de extensões do navegador. São várias opções, que trocam apenas o fundo ou alteram completamente a cor da janela do seu browser. Se você fizer o login no Chrome em outros computadores, a skin e outras configurações são sincronizadas imediatamente.

Outra ferramenta interessante é o Gerenciador de Tarefas interno do Chrome — mostrado na imagem acima —, que mostra todas as abas que estão abertas e os serviços que estão sendo executados, como as extensões. Se o seu navegador estiver lento, basta abrir esse recurso e ver quais itens estão consumindo mais memória, para que sejam desativados.

Chrome 64-bit

Se você tem um computador com o Windows 64-bit, pode baixar uma versão do Chrome específica para esse sistema. Para isso, vá até a página de download do navegador e clique em “Faça o download do Chrome em outra plataforma”, como mostra a imagem abaixo:

Esse botão abre uma página com todos os links para baixar e instalar o Chrome, incluindo uma opção para o Windows 64-bit e até os links para usar o navegador no celular. A instalação e o uso dessa versão alternativa do browser são completamente iguais aos da versão 32-bit, sendo apenas uma diferença interna para melhorar o desempenho na sua máquina.

Antes de instalar o ” Google Chrome ” você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.

O Google Chrome é um dos líderes do mercado de navegadores, sendo uma opção interessante para quem procura uma solução minimalista, com visual discreto e que tenha vários ajustes de segurança e configurações avançadas.

Ele apresenta alguns problemas de desempenho em computadores com pouca memória, mas até isso pode ser solucionado desativando extensões e usando o gerenciador de tarefas integrado, que mostra exatamente o quê está deixando o seu browser lento.

Praticidade

Apesar de não ser uma característica exclusiva do Chrome, o navegador da Google continua trazendo novidades em relação a navegação e interação com as abas. É possível fixar, duplicar, recarregar, fechar todas as guias de um lado ou até reabrir abas fechadas.

Além disso, seguindo a tendência de outros programas do mercado, o Chrome agora é capaz de bloquear conteúdos em Flash em abas secundárias, evitando que anúncios ou animações sejam reproduzidos em segundo plano e melhorando o desempenho do navegador.

A Google ainda destacou no lançamento da versão 53 que o Chrome agora consome muito menos bateria do que na sua versão de um ano atrás. Em uma comparação rodando vídeo contínuo na web em dois notebooks idênticos, o aparelho que rodava o Chrome 53 conseguiu ficar pouco além de duas horas a mais executando o clipe sem desligar por falta de energia.

Visual minimalista

Nas últimas versões do Chrome, poucas alterações foram feitas no seu visual, que permanece sempre com a mesma simplicidade de sempre. Apesar de ser interessante ter mudanças no visual periodicamente, a estratégia da Google é manter o browser o mais prático possível, sendo que isso inclui “enxugar” ao máximo os detalhes visuais que não possuem uma utilidade clara.

Ou seja, o Chrome segue a tendência de mostra o mínimo possível para que você aproveite melhor as páginas e tenha mais espaço para ver o conteúdo que importa — algo especialmente interessante em telas pequenas.

Não quer dizer, no entanto, que ele não seja um navegador bonito: o design minimalista do Chrome alia a beleza e a funcionalidade. Se você quiser, no entanto, pode usar skins que alteram a aparência deste navegador, deixando-o com a sua cara. Essa possibilidade é interessante para quem prefere um visual mais robusto.

Segurança e supervisão

A Google também tem feito um ótimo trabalho quando o assunto é a segurança do navegador — algo em que nunca é demais investir. A companhia tem se comprometido em aprimorar a identificação de arquivos maliciosos quando você faz um download e corrigir as vulnerabilidades encontradas o mais rápido possível.

Outro recurso interessante nesse sentido é o modo de acompanhamento de usuários, através do sistema de supervisionamento. Com ele, você poderá restringir o acesso a determinados sites e até alterar configurações de navegação, ampliando a proteção de quem usa o browser. Recentemente, o browser passou inclusive a permitir que essas configurações e esses dados sejam importados para outros computadores.

A navegação anônima não é uma exclusividade do Chrome — todos os maiores browsers permitem algum tipo de uso que não deixa rastros no PC e na rede —, mas mesmo assim é interessante notar este ponto positivo. Ele não chega a ser 100% não-rastreável, como é o Tor, por exemplo, mas já é uma forma interessante de segurança para o dia a dia.

Navegação ágil

Nas últimas atualizações, nenhuma melhoria de agilidade tem sido indicada nos logs, mas é inegável que o browser tem melhorado seu tempo de carregamento de páginas simples e em HTML5 a cada nova versão lançada. Os testes de benchmark provam isso, mostrando um desempenho superior ao do navegador mais recente, inclusive sobre seus grandes concorrentes.

O consumo de memória do sistema pelo navegador, no entanto, parece continuar o mesmo. Ainda assim, ele permanece mais eficiente que muitos navegadores famosos nesse quesito. Se você está tendo problemas com o consumo de RAM no Chrome, confira se há muitas extensões instaladas nele, isso normalmente compromete o desempenho do browser.

Em nossos testes, o Google Chrome não mostrou qualquer problema de desempenho, nem no carregamento de sua própria interface quanto no de websites. Contudo, isso depende muito de fatores externos, como o poder de processamento do seu PC e a velocidade da sua conexão com a internet.

Integração

É interessante notar também que o Chrome parece ser parte importante dos planos da Google de integrar ao máximo todos os seus serviços. Além dos tradicionais apps para Área de trabalho de seu principais serviços e as notificações do Google+, agora o navegador possui ainda uma ferramenta de pesquisa de voz parecida com a presente no Google Now, do Android.

Outra integração interessante é que você pode fazer o login com a sua conta do Google e abrir todos os seus favoritos e configurações em qualquer PC. Outros navegadores também têm seguido essa tendência, que faz com que você não tenha a sua navegação online presa a uma só máquina.

 

Prós

  • Interface minimalista e bem organizada
  • Diversas ferramentas e melhorias de segurança
  • Integração com vários serviços Google
  • Ciclos de desenvolvimento curtos
  • Loja de extensões vasta e diversa
  • Opção de navegação anônima
  • Reduziu o consumo de energia

ImportanteContras

  • Pode consumir muita memória RAM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

Publicações relacionadas

Leave a Comment