DJ Audio Editor 7.1

Compartilhar

Assuma o papel de DJ da sua canção Edite, altere e corte partes de faixas com este programa superprático

 

Como o próprio nome já diz, o DJ Audio Editor é um programa que possibilita uma interface para edição de áudio. Com ele você pode fazer cortes nas faixas, trocar um trecho de lugar, copiar a mesma parte em locais diferentes e inserir vários efeitos, como “Chorus”, “Reverb”, “Vibrato”, “Delay” etc.

Como a maioria dos editores de áudio, ele ainda conta com uma área na qual você pode facilmente visualizar as frequências e o volume da música ao longo de sua execução. Contudo, ele não permite que você trabalhe com mais de uma faixa ao mesmo tempo.

Carregando arquivos de áudio…

Para iniciar o processo de edição dos arquivos, clique em “Open”, localizado no menu superior do programa, e selecione o som com o qual você deseja trabalhar. No momento em que a música é escolhida, todos os seus trechos são carregados na tela do DJ Audio Editor. Espere o processo de inserção se completar para iniciar as modificações no áudio.

Para visualizar detalhes de um trecho específico da música, selecione-o (deixando-o marcado com a cor branca de fundo) e clique em “Zoom In”. Para sair desse modo, clique em “Zoom out” ou em “Actual Size”.

O aplicativo mostra separados os sons que serão executados em cada lado do fone: a barra superior corresponde ao lado direito (“Right” ou “R”) e a inferior corresponde ao lado esquerdo (“Left” ou “L”). É possível executar trechos de cada lado separadamente. Para isso, deixe selecionado apenas um deles e clique no botão de executar. Se desejar ouvir um trecho específico, arraste o mouse sobre ele para deixá-lo marcado. Só ele será tocado.

Faça um som cheio de efeitos

A modificação de detalhes do áudio e a inserção de novos efeitos podem ser acessados por meio do menu superior e pela barra de ferramentas do programa. O item “Effects” reúne várias opções de edição para o arquivo carregado.

Alguns dos efeitos mais interessantes e mais utilizados são: “Amplify”, para aumentar ou diminuir o volume de algum trecho; “Add Noise”, que insere um ruído, como um chiado ou barulho de LP; e “Fade in / Fade Out”, para aumentar ou diminuir o volume gradativamente no começo e no fim da música.

Utilizando a função “Vibrato”, o usuário dá às notas a impressão de que elas estão vibrando em torno da frequência. O botão “Compressor” comprime o trecho e corta frequências que não podem ser ouvidas. A funcionalidade “Pitch Shift” (Mudança de tom), localizada como parte do item “Effect”, serve para alterar a frequência geral do trecho.

O DJ Audio Editor não traz muitas opções de edição, mas, em compensação, é mais leve que a maioria dos editores e mais fácil de usar. Por permitir que o usuário adicione vários efeitos, o programa deixa as músicas muito mais dinâmicas. A interface é simples e fácil de usar, pois as funções estão bem organizadas e sinalizadas com ícones que representam fielmente a funcionalidade de cada uma delas.

No entanto, as limitações que o software apresenta podem incomodar o usuário. Exemplos disso são o fato de ele não trabalhar com mais de uma faixa ao mesmo tempo, o funcionamento defeituoso de algumas funções – pois não alteram nada na execução do som – e a versão demo do programa não permitir exportar os arquivos criados. Recomendamos o Audacity como uma opção alternativa para editar músicas e inserir efeitos.

ImportantePrós

  • Fácil utilização
  • Interface bem organizada
  • Variedade grande de funções

ImportanteContras

  • Algumas funcionalidades não funcionam perfeitamente
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

Publicações relacionadas

Leave a Comment